“Uma imagem vale por mil
palavras”. Cliché que traduz o que uma infografia pode representar. Uma infografia é comunicação visual
: “ Information graphics give us new ways to understand and think about
information. They include a huge category of visuals that are capable of
communicating in diverse ways through charts, maps, diagrams, data
visualizations and technical, instructional and scientific explanations.”
*
Segundo Ribas (2005:2),
“informal graphics”, termo do qual deriva “infographics”, é traduzido para
espanhol e português como “infográfico”, “infografia”, com o sentido de
“gráfico informativo”.
Esta imagem é formada por
elementos iconográficos e texto, uma típica infografia jornalística. Este
infográfico é composto por diversos elementos e estilos gráficos. Verifica-se
uma mistura de objetos tridimensionais e objetos bidimensionais esquemáticos,
uma estrutura de leitura não-linear, portanto.
Para diferenciar os tipos de informação,
o seu autor optou pela utilização de várias cores e fontes. No entanto, mostrou
coerência entre estes dois elementos e a mensagem veiculada: tons terra
(verde, castanho, amarelo torrado e vermelho escuro) relacionam-se com a
problemática ambiental alertada pela infografia; tipografia sem serifas
utilizadas enquanto imagem informativa. Nesta infografia optou-se por uma
direta relação entre o que se comunica e a imagem, sobressaindo o número, que
respondem à questão lançada no título da infografia.
Esta infografia divide-se em
duas partes, pelo que a informação se encontra organizada. Enquanto na primeira
parte comunica, anuncia o problema (com recurso a analogias – o peso dos bois),
na segunda procura encontrar soluções.
Como comunicar dados sobre
lixo de forma apelativa? A
infografia é a resposta : “An aesthetic infographic can reflect this beauty by
making good use of color, contrast, balance, movement, white space and
typography.”*
Por sua vez, Alberto Cairo
afirma que , sendo a A infografia é a engenharia visual da informação e,
portanto, pode conter elementos artísticos e ser “bonita”, “a sua camada
estética não pode atropelar a camada da informação”.
*Netgrafia: http://understandinggraphics.com/design/themes-for-a-good-infographic/ (consultado a 25 de maio, 2012)
Sem comentários:
Enviar um comentário