terça-feira, 29 de maio de 2012

Proposta número 3 - Infografia

         
“Nem todas as ilustrações são infografias. Para que a ilustração se considere infografia tem que explicar algo, contar uma história, transmitir informação como uma notícia” (Cairo, 2006: JPN)

Com esta infografia pretendemos comunicar, em formato de receita e de forma simples, como fazer uma infografia. Este foi o primeiro passo da nossa infografia.
A recolha de informação foi feita via internet, no blog de apoio às aulas e na página pessoal do professor Alberto Cairo. “Repórteres e editores às vezes queixam-se de ter que buscar informações sozinhos. Um bom infografista acompanha-os nessa tarefa” (http://pt.scribd.com/doc/8405929/Infografia-Passo-a-Passo-por-Mario-Kanno, consultado a 20 de maio de 2012)
Todo o grafismo e modo de preparação tiveram como ingrediente principal o conhecimento do público- alvo: principiantes na arte de “cozinhar” e construir infografias, como nós.
“The most important lessons: Think about the information and structure first”: Os ingredientes estavam escolhidos.”Think about aesthetics afterwards” (Cairo). Faltava junta-los, prepará-los, dar-lhes consistência, torná-lo apetitoso.
Começámos a criar, em papel, um esboço do que pretendíamos, depois em suporte informático. Primeira tentativa falhada. Queríamos tornar a nossa infografia numa receita, por isso, inspirámo-nos nos folhetos do restaurante Walk to wok, definimos forma e cor.
Posto isto, passámos à elaboração do projeto em suporte digital. O programa escolhido foi o Adobe Illustrator CS5, tendo utilizado o Photoshop CS5.1 na edição da caixa de letras. Juntamos o texto (fonte não serifada de forma a facilitar a sua leitura), imagem, cor, forma, articulando-os de forma coerente: “Never distort the data to make the graphic beautiful” (Cairo)
A fim de dar credibilidade à infografia construída, incluímos citações de Alberto Cairo: “Eu era jornalista online, mas agora foco nos infograficos impressos. Percebo algumas tendências na atualidade, e alguns problemas em como são feitas essas infografias agora. Acham que adoro tecnologia, mas meu objetivo é contar historias. (http://www.jornalismodigital.org/2010/06/alberto-cairo-e-os-tipos-de-infografias-no-sijol/ , consultado a 27 de maio de 2012)
Desta forma, enquadramos a nossa infografia no seu website oficial http://www.visualopolis.com/.
           O bolo estava quase feito, faltava a crítica ao grafismo, dar os últimos retoques. Nesta fase, incluímos os paus de madeira com que se come em “walk to wok”. Agora, com utensílios, está concluída a infografia que poderá servir de receita a muitas outras.








Sem comentários:

Enviar um comentário