quinta-feira, 5 de abril de 2012

Proposta número 1 - Recolha Fotográfica




O ponto e a linha são elementos básicos de qualquer composição visual. O olhar associa estes elementos e perceciona a realidade, isto é, é possível comunicar, transmitir mensagens através de elementos simples e construir imagens complexas - “Por poucos que sejam, são a matéria-prima de toda informação visual em termos de opções e combinações seletivas”
(Dondis, Donis).

O ponto é o elemento mais simples da comunicação, no entanto, quando vários se encontram próximos, conferem ao olhar uma sensação de direção, transformando-se num outro elemento base, a linha, um elemento enérgico que descreve forma.
 Inscritas num curso de comunicação, foi-nos proposto compreender a linguagem destes elementos. Registámos, portanto, um conjunto de imagens construídas com base nestes elementos. A escolha desta fotografia deveu-se à sua composição quase exagerada, com diversos elementos que se dispõe desordenadamente no espaço. Apesar de a maior parte dos elementos apresentados serem materiais e não propriamente elementos visuais, estes também são visíveis, como por exemplo o ponto, a linha e a textura.

                A linha é talvez o elemento mais abundante nesta composição, presente nos tijolos, no caule das flores, na relva que se espalha irregularmente. Como elemento que confere forma aos vários elementos, assume neste enquadramento especial importância.

Em termos visuais, existe várias funções para as diferentes linhas. Visualmente, a linha vertical atrai o olhar para o alto, a horizontal provoca a impressão de repouso, a curva dá a sensação de movimento. As linhas retas produzem uma sensação de tranquilidade, de solidez, de serenidade. As linhas curvas transmitem uma impressão de instabilidade, graciosidade, alegria. A linha fina produz uma sensação de delicadeza, enquanto a grossa transmite resolução, violência. (in http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA2WEAD/elementos-basicos-comunicacao-visual)

Observa-se também um numeroso conjunto de texturas, na irregularidade da madeira e nas pedras e tijolos. Os pontos são-nos apresentados em diferentes tamanhos, na base dos troncos de lenha, criando uma imagem interessante de espontaneidade dos elementos, estando também presentes nas pedras que cobrem parte do solo.

                Os objetos que constituem a mensagem estão dispostos em várias direções, no entanto, apresentam-se estáticos, sem sinais de movimento. De cor sóbria, ora tonalidades da natureza (verde, castanho, amarelo), ora de materiais ligados à construção, é este elemento (a cor) que transmite a mensagem adjacente à fotografia: conjugação de materiais humanos e naturais.

                Assim, presentes na própria Natureza (composição mais espontânea e enérgica) e nos vários objetos de mão-de-obra humana (como o tijolo – objeto de construção), o ponto e a linha sustentam qualquer enquadramento visual. Saber perceber a sua mensagem, reparar na textura, direção, no movimento (ou não – a presente imagem é estática) e cor que preenchem paisagens, tornam a sua perceção mais rica.

Continuação da recolha fotográfica











Sem comentários:

Enviar um comentário