Proposta número 2 - Tipografia
Tipografia a preto e branco
Tipografia com coloração
Memória Descritiva
“Em dezanove minutos podemos cortar a relva do jardim, pintar o
cabelo, assistir a um terço de um jogo de hóquei. Em dezanove minutos podemos
fazer scones ou arranjar um dente no dentista;
podemos dobrar a roupa de uma família de cinco pessoas.
Dezanove minutos foi o tempo necessário para que os Tenesse
Titans esgotassem os bilhetes para as finais. É a duração de um episódio de uma
série cómica, sem contar com os anúncios. É a distância de automóvel entre a
fronteira do Vermont e a cidade de Sterling, no New Hampshire.
Em dezanove minutos podemos encomendar uma pizza e recebê-la em casa. Podemos ler uma
história a uma criança ou mudar o óleo do carro. Podemos andar um quilómetro e
meio. Podemos coser uma bainha.
Em dezanove minutos podemos parar o mundo, ou podemos
simplesmente saltar para fora dele. Em
dezanove minutos podemos vingar-nos.”
Jodi
Picoult
A segunda proposta da disciplina de Design e Comunicação Visual
consistia na realização de uma tipografia, um conjunto visual formado a partir
de um texto proveniente de um jornal, livro ou site. Para a realização deste
projeto, começamos por debruçar-nos sobre o conceito de tipografia, para
podermos entender melhor o âmago do trabalho. Coo viemos a perceber, a
tipografia é "o arranjo de tipos, é a selecção da fonte, altura da letra
(point size), largura da linha, espaçamento entre-linha (leading) e espaçamento
entre-letras (kerning). Isto tudo visa melhorar
a legibilidade do texto a ser escrito, facilitando
o entendimento dele além de providenciar um conforto aos olhos de quem
lê." (in http://design.blog.br/design-grafico/o-que-e-tipografia.).
No entanto, constatamos que a tipografia não se limita à simples
escolha dos elementos, como a fonte ou a coloração, mas consiste essencialmente
na formação de um conjunto visual harmonioso que transmita uma mensagem clara. Assim,
a tipografia tem de ser expressive, acabando por ser uma forma de linguagem. Como afirma Mark Boulton, “Most people think
typography is about fonts. Most designers think typography is about fonts. Typography
is more than that, it’s expressing language through type. Placement,
composition, typechoice.” ( in www.markboulton.co.uk/journal/type_in_berlin)
Existem alguns aspetos a ter em atenção aquando da elaboração de
uma tipografia, para que o resultado seja satisfatório. É necessário conciliar
parâmetros como a legibilidade, contraste, tamanho, hierarquia, espaçamento e
alinhamento (in http://log.pt/blog/2012/01/dicas-de-tipografia-para-a-web/).
“Typography is an art without witch every design seems
to be incomplete”.
Para a realização da nossa composição tipográfica escolhemos um
excerto do livro “Dezanove Minutos”, da escritora Jodi Picoult. Esta escolha
baseou-se no facto de esta parte do livro ser especialmente expressiva, com um
teor extremamente visual e um tom marcadamente forte.
Este texto refere-se às possíveis atividades que podem ser
realizadas num período de dezanove minutos, pelo que criamos a nossa tipografia
em forma de despertador, com um formato clássico, indicando o momento do
despertar, de uma chamada de atenção, de um alerta. A frase inicial do excerto
faz parte do contorno do despertador, enquanto o restante texto se sucede
por ordem dentro dos contornos. No entanto, tentamos transmitir uma certa
mensagem de caos, para revelar o tom fluido do texto.
Como “sometimes the combination of colour and typography is
overlooked, which affects overall project”, realizamos uma tipografia a preto e
branco e uma com coloração. As tonalidades foram escolhidas na base dos tons
escuros, como o preto, cinzentos, branco, vermelho escuro, de forma a refletir
o conteúdo sombrio do texto.
Nesta composição tipográfica salientam-se os números, para
intensificar a noção de tempo que expressa no texto. Nesta tipografia
utilizamos diversas fontes diferentes. Usamos a fonte “mesquite std” na palavra
“vingar-nos” e no número 19, pois consideramo-la adequada ao caráter trágico. A
palavra “fora” sai do enquadramento do círculo do despertador de forma
propositada, para que se estabeleça relação entre o seu significado e o seu
reflexo visual.
Em termos de organização espacial, destaca-se o facto de o “d”
de “dente” e “dentista” ser simultaneamente o “p” da palavra “podemos” e o
facto de algumas palavras estarem invertidas, expressando uma ideia de caos e
espontaneidade visual. Diminuímos a opacidade da palavra “cortar” para que
pudesse ser “cortada” por “a relva”, associando o texto à ação que transmite, o
corte. Os pontos de exclamação presentes no topo do despertador conferem uma
entoação de alerta e perigo, adequando-se à imagem que o excerto transmite.
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