quarta-feira, 18 de abril de 2012

Proposta número 2 - Tipografia




 Tipografia a preto e branco


Tipografia com coloração


Memória Descritiva

“Em dezanove minutos podemos cortar a relva do jardim, pintar o cabelo, assistir a um terço de um jogo de hóquei. Em dezanove minutos podemos fazer scones ou arranjar um dente no dentista; podemos dobrar a roupa de uma família de cinco pessoas.
Dezanove minutos foi o tempo necessário para que os Tenesse Titans esgotassem os bilhetes para as finais. É a duração de um episódio de uma série cómica, sem contar com os anúncios. É a distância de automóvel entre a fronteira do Vermont e a cidade de Sterling, no New Hampshire.
Em dezanove minutos podemos encomendar uma pizza e recebê-la em casa. Podemos ler uma história a uma criança ou mudar o óleo do carro. Podemos andar um quilómetro e meio. Podemos coser uma bainha.
Em dezanove minutos podemos parar o mundo, ou podemos simplesmente saltar para fora dele. Em dezanove minutos podemos vingar-nos.”
 Jodi Picoult

A segunda proposta da disciplina de Design e Comunicação Visual consistia na realização de uma tipografia, um conjunto visual formado a partir de um texto proveniente de um jornal, livro ou site. Para a realização deste projeto, começamos por debruçar-nos sobre o conceito de tipografia, para podermos entender melhor o âmago do trabalho. Coo viemos a perceber, a tipografia é "o arranjo de tipos, é a selecção da fonte, altura da letra (point size), largura da linha, espaçamento entre-linha (leading) e espaçamento entre-letras (kerning). Isto tudo visa melhorar a legibilidade do texto a ser escrito, facilitando o entendimento dele além de providenciar um conforto aos olhos de quem lê." (in http://design.blog.br/design-grafico/o-que-e-tipografia.). 

No entanto, constatamos que a tipografia não se limita à simples escolha dos elementos, como a fonte ou a coloração, mas consiste essencialmente na formação de um conjunto visual harmonioso que transmita uma mensagem clara. Assim, a tipografia tem de ser expressive, acabando por ser uma forma de linguagem. Como afirma Mark Boulton, “Most people think typography is about fonts. Most designers think typography is about fonts. Typography is more than that, it’s expressing language through type. Placement, composition, typechoice.” ( in www.markboulton.co.uk/journal/type_in_berlin)

Existem alguns aspetos a ter em atenção aquando da elaboração de uma tipografia, para que o resultado seja satisfatório. É necessário conciliar parâmetros como a legibilidade, contraste, tamanho, hierarquia, espaçamento e alinhamento (in http://log.pt/blog/2012/01/dicas-de-tipografia-para-a-web/).

 “Typography is an art without witch every design seems to be incomplete”.
Para a realização da nossa composição tipográfica escolhemos um excerto do livro “Dezanove Minutos”, da escritora Jodi Picoult. Esta escolha baseou-se no facto de esta parte do livro ser especialmente expressiva, com um teor extremamente visual e um tom marcadamente forte.

Este texto refere-se às possíveis atividades que podem ser realizadas num período de dezanove minutos, pelo que criamos a nossa tipografia em forma de despertador, com um formato clássico, indicando o momento do despertar, de uma chamada de atenção, de um alerta. A frase inicial do excerto faz parte do contorno do despertador, enquanto  o restante texto se sucede por ordem dentro dos contornos. No entanto, tentamos transmitir uma certa mensagem de caos, para revelar o tom fluido do texto.

Como “sometimes the combination of colour and typography is overlooked, which affects overall project”, realizamos uma tipografia a preto e branco e uma com coloração. As tonalidades foram escolhidas na base dos tons escuros, como o preto, cinzentos, branco, vermelho escuro, de forma a refletir o conteúdo sombrio do texto.

Nesta composição tipográfica salientam-se os números, para intensificar a noção de tempo que expressa no texto. Nesta tipografia utilizamos diversas fontes diferentes. Usamos a fonte “mesquite std” na palavra “vingar-nos” e no número 19, pois consideramo-la adequada ao caráter trágico. A palavra “fora” sai do enquadramento do círculo do despertador de forma propositada, para que se estabeleça relação entre o seu significado e o seu reflexo visual.

Em termos de organização espacial, destaca-se o facto de o “d” de “dente” e “dentista” ser simultaneamente o “p” da palavra “podemos” e o facto de algumas palavras estarem invertidas, expressando uma ideia de caos e espontaneidade visual. Diminuímos a opacidade da palavra “cortar” para que pudesse ser “cortada” por “a relva”, associando o texto à ação que transmite, o corte. Os pontos de exclamação presentes no topo do despertador conferem uma entoação de alerta e perigo, adequando-se à imagem que o excerto transmite.








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